Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ninja-forms domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u103133457/domains/cavalocampeiro.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Regulamento Prova Funcional - Cavalo Campeiro

Regulamento Prova Funcional

REGULAMENTO DA PROVA FUNCIONAL DO CAVALO CAMPEIRO

 

1. Apresentação

 

A prova funcional da raça Cavalo Campeiro tem por objetivo demonstrar a habilidade e docilidade que é peculiar à raça, realçar a resistência e rusticidade do animal, bem como a destreza do cavaleiro ao conduzir o “Marchador das Araucárias” através de obstáculos; cuja intenção, também é de divulgar a raça.

 

2. Inscrições

 

2.1. Somente serão realizadas inscrições de animais que estejam devidamente registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Campeiros.

2.2. No ato da inscrição o competidor deverá apresentar o Certificado Original de registro do animal e Carteira de Identidade do Cavaleiro, juntamente com as respectivas cópias (xerox).

2.3. Cada competidor poderá participar das competições com até 2 (dois) diferentes animais, devendo escolher entre um deles, se obtiver os dois animais classificados para a última etapa (final).

2.4. As inscrições deverão ser quitadas no ato de sua realização, cujo valor será decidido pela diretoria, e devidamente divulgado antes de cada competição/evento.

2.5. Os cavaleiros serão distribuídos nas categorias masculina e feminina, que seguirão a seguinte ordem:

2.5.1. Categoria Infantil: Cavaleiros com até 12 anos.

2.5.2. Categoria Juvenil: Cavaleiros de 13 a 17 anos.

2.5.3. Categoria Adulta: Cavaleiros acima de 18 anos.

2.6. No ato das inscrições o competidor e/ou seu responsável legal (quando menor de idade), deverá assinar os termos de responsabilidade e de compromisso, para a participação em competições oficiais.

 

3. Descrição da Prova

 

Antes do início das competições, realizar-se-á uma reunião entre todos os competidores e o juiz, para o esclarecimento acerca do que será considerado ato de crueldade com o animal durante a prova. O não comparecimento do competidor nesta reunião, implicará em aceitação e ciência total das decisões tomadas entre o juiz e os demais competidores.

A prova Funcional do Cavalo Campeiro é composta das seguintes etapas:

3.1. Ponto de partida: Os cavaleiros, postados em dupla, iniciam a prova na primeira das três bandeiras do ponto de partida, cabeça a cabeça. A prova tem inicio com o aceno da bandeira após a contagem de 3 (três) segundos do juiz da prova.

3.2. Primeira corrida: após cada largada, segue-se uma corrida pelo lado interno da pista, até o 5º tambor vertical.

3.3 Contorno dos tambores: Segue-se a prova, costurando os tambores um a um até o primeiro tambor.

3.4. Segunda corrida: Nova corrida até os tambores postados horizontalmente.

3.5. Primeiro salto: Os tambores que estão deitados devem ser transpostos por um salto.

3.6. Margarida: Logo após o salto dos tambores, os cavaleiros devem:

3.6.1. Cavaleiro da pista direita: Este cavaleiro inicia o obstáculo das margaridas, com o contorno da última baliza da direita (baliza de número 1) pela direita. O percurso deve seguir, contornando a primeira baliza da esquerda (baliza de número 2) pela esquerda; segue-se até a última baliza da esquerda (número 3) pela esquerda; termina-se a margarida, dirigindo-se até a primeira baliza da direita (número 4) pela direita, seguindo até a baliza isolada colocada a direita.

 

 

3.6.2. Cavaleiro da pista esquerda: Este cavaleiro inicia o obstáculo, com o contorno da última baliza da esquerda (baliza de número 1) pela esquerda. O percurso deve seguir, contornando a primeira baliza da direita (número 2) pela direita segue-se até a última baliza da direita (número 3) pela direita; termina-se a margarida, dirigindo-se até a primeira baliza da esquerda (número 4) pela esquerda, seguindo até a baliza isolada colocada a esquerda.

3.7. Baliza isolada: esta baliza deve ser transposta dando-se uma volta completa por ela, iniciando-se pelo lado de dentro da pista e seguindo até o portão.

3.8. Portão: O portão deve ser aberto, transposto e fechado com a corrente colocada no prego, em qualquer de seus elos.

3.9. Segundo salto: após fechado o portão, o cavaleiro deve seguir em direção ao tambor postado na horizontal e saltá-lo.

3.10. Oito: Saltado o tambor, o cavaleiro deve dirigir-se pelo lado de dentro da pista, até a última baliza, contornando-a e fazendo um “oito” com a baliza anterior.

3.11. Chegada: Feito o “oito”, o cavaleiro deverá seguir ao ponto de partida, emparelhando o animal até a respectiva bandeira.

OBS.: Seguem nas páginas 11 e 12 os mapas ilustrativos do percurso e das medidas para a montagem da pista.

 

4. Classificação

 

4.1. Primeira etapa: Tomada de tempo:

Consiste na realização do percurso por todos os competidores individualmente, para a tomada de tempo e formação das duplas. As duplas serão formadas pela classificação dos tempos, obedecendo a seguinte ordem: o cavaleiro que obtiver o primeiro melhor tempo, disputará a próxima etapa com o cavaleiro que obtiver o último melhor tempo; o cavaleiro que obtiver o segundo melhor tempo, disputará a próxima etapa com o cavaleiro do penúltimo melhor tempo e assim sucessivamente.

4.2. Segunda etapa: Classificatória:

Nesta etapa, todos os cavaleiros competirão, seguindo a disposição assumida na primeira etapa. Será classificada para a próxima etapa, a metade dos competidores da etapa anterior (acrescido de mais um em caso de número ímpar de competidores inscritos), que obtiverem os melhores tempos.

4.3. Demais etapas: Eliminatórias:

A cada etapa subsequente será classificada a metade dos competidores que obtiverem o melhor tempo (acrescido de mais um, em caso de número ímpar de competidores inscritos), até que restem quatro classificados que disputarão a etapa final.

4.4. Etapa final:

Esta etapa consiste em disputa direta de 3º (terceiro) e 4º (quarto) lugares, entre os cavaleiros que obtiverem o terceiro e o quarto melhores tempos na etapa anterior; e disputa direta de 1º (primeiro) e 2º (segundo) lugares, entre os cavaleiros que obtiverem o segundo e o primeiro melhores tempos na etapa anterior. Na etapa anterior o participante que classificou 2 (dois) animais, deverá escolher apenas um deles, para disputar esta etapa; sendo assim, os demais classificados em posições inferiores, subirão uma posição.

 

5. Julgamento

 

5.1. A prova será julgada pelos critérios estabelecidos neste regulamento.

5.2. A competição será conduzida por um juiz, quatro árbitros, dois cronometristas e três mesários.

5.3. Ao juiz caberá:

5.3.1. Iniciar a prova;

5.3.2. Ordenar a repetição de obstáculos em caso de erros;

5.3.3. Julgar casos omissos ao regulamento;

5.3.4. Decidir antes de cada competição, o que será considerado ato de crueldade com o animal e comunicar os competidores durante a reunião;

5.3.5. Divulgar os resultados.

5.4. Aos árbitros caberá:

5.4.1. Verificar os seguintes obstáculos: Tambores de baliza, tambores de salto, balizas e portão;

5.4.2. Anotar em planilha própria as infrações cometidas pelo competidor durante a competição;

5.4.3. Ordenar a repetição de obstáculos em caso de erro;

5.4.4. Levar a planilha aos mesários ao final de cada apresentação;

5.5. Aos árbitros da margarida caberá:

5.5.1. Verificar a realização do trajeto da margarida

5.5.2. Anotar em planilha própria as infrações cometidas pelo competidor durante a competição;

5.5.3. Ordenar a repetição de obstáculos em caso de erro;

5.5.4. Levar a planilha aos mesários ao final de cada apresentação;

5.6. Aos cronometristas caberá:

5.6.1. Cronometrar o tempo do cavaleiro referente a sua pista, sem interrupção do Cronômetro, desde o comando de início dado pelo juiz, até que o competidor cruze a linha de chegada.

5.6.2. Informar aos mesários o tempo de cada competidor.

5.7. Aos mesários caberá:

5.7.1. Calcular a classificação dos competidores, acrescentando ao tempo total fornecido pelos cronometristas, as infrações anotadas nas planilhas dos árbitros;

5.7.2. Informar ao juiz os resultados para posterior divulgação.

 

 

 

6. Penalidades

 

Sofrerá penalidade de acréscimo no total do tempo da competição, o cavaleiro que incorrer nas seguintes infrações:

6.1. Acréscimo de 5 segundos:

– Por derrubar o tambor de baliza (vertical);

– Por baliza derrubada;

– Por derrubar a vareta de marcação do tambor de salto (horizontal)

6.2. Acréscimo de 20 segundos:

– Erro na realização do obstáculo da margarida após 2 (duas) tentativas.

6.2.1. O juiz ou qualquer um dos árbitros avisará ao cavaleiro o erro no obstáculo da margarida, que deverá ser realizada novamente em toda a sua extensão. Tal obstáculo poderá, após o erro, ser realizado por 2 (duas) vezes; o insucesso da segunda tentativa, permitirá que o cavaleiro prossiga a prova sem a realização correta da margarida, no entanto, acrescido de 20 segundos no total do tempo da prova.

6.3. O refugo dos obstáculos não será penalizado, se o cavaleiro corrigir a falha de imediato, cumprindo todo o percurso corretamente.

6.4. O ato da largada será repetido por até 3 (três) vezes, em caso de atraso ou adiantamento de algum cavaleiro (queimar a largada).

 

7. Desclassificação

 

O concorrente será desclassificado se:

7.1. Exercer qualquer ato de crueldade, previsto no item 5.3.4. do regulamento;

7.2. For constatado, através de exame específico, o dopping, tanto do animal quanto do cavaleiro;

7.3. Receber ajuda externa, por parte de terceiros, com exceção para casos de queda;

7.4. Obstruir propositadamente, a passagem do outro concorrente;

7.5. Não obedecer de pronto, a solicitação do juiz ou árbitros, para que se repita um determinado obstáculo;

7.6. Será desclassificado o competidor que agir com atitudes anti-esportivas;

7.7. O competidor que não comparecer para a realização da prova quando solicitado, será automaticamente desclassificado;

7.8. Será eliminado o participante que segurar a baliza para que a mesma não caia.

 

OBS.: Iniciada a prova, o concorrente deverá SEMPRE terminar o percurso, mesmo que sem chance de vitória, exceto, nos casos que coloquem em risco a saúde do cavaleiro ou do animal.